Conheça os melhores canais de vendas presentes no mercado e escolha qual será o seu próximo!

28/09/2016

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Ampliar as vendas é o sonho de todo empresário, porém encontrar a melhor forma de vender os seus produtos é um trabalho árduo e que exige muita dedicação, pois cada tipo de produto se adapta de forma diferente a cada canal de venda, o que acaba muitas vezes fazendo com que ele desista de investir em novos canais por não ter encontrado o canal correto para o seu nicho de produtos. Conheça alguns canais de vendas que a sua empresa pode explorar e confira pequenas dicas de como fazer ela triunfar.

Atacadistas e Distribuidores

Vender por este canal irá lhe proporcionar maior agilidade de produção, afinal você não precisará se preocupar em distribuir os seus produtos para pequenos lojistas e nem em controlar pedidos de baixo volume, afinal grandes atacadistas irão ter compras de grande volume para manterem os seus estoques sempre apostos a qualquer necessidade, porém vender para este canal irá fazer com que a sua margem de lucro seja reduzida, pois grandes atacadistas trabalham com multimarcas e dificilmente possuem a fidelização de seus fornecedores, visto que buscam o melhor preço aliado a qualidade.

Dica:

  • Mantenha um bom relacionamento com os distribuidores e atacadistas, com políticas comerciais e promoções específicas para eles, lembrando de ter um controle de custos bem rigoroso para não sair no prejuízo.
  • Opte em abrir mercado com atacadistas que já possuam um bom nome de mercado e estejam presentes em diversos canais de comunicação e vendas, assim ficará mais fácil o pequeno lojista tomar conhecimento da sua marca e produtos.

Representantes e Revendedores

O meio mais comum das vendas acontecerem é este. Você possui uma equipe comercial própria ou terceirizada para apresentar a sua marca e oferecer os seus produtos aos clientes. As vendas através de representantes podem ser consideradas umas das menos custosas para a empresa, porém para que elas ocorram de verdade, é de suma importância que a empresa tenha contato assíduo com o seu leque de representantes e clientes, afinal o representante pode trabalhar com a venda de multimarcas e apresentar o seu concorrente ao seu cliente fica fácil para eles. Portanto elabore bons contratos de trabalho e exija exclusividade quando convir. Além disso, é importante ter um contato direto com o seu cliente, para saber se ele está sendo bem atendido e se o representante da sua marca está fazendo o seu trabalho bem feito.

Dica:

  • Estabeleça metas para os seus representantes e o beneficie quando elas forem atingidas, assim ele ficará motivado e a sua empresa terá maiores ganhos.
  • Forneça ferramentas de trabalho ágil para o seu representante ou vendedor, tornando o seu trabalho mais prático e fácil, uma boa dica é investir em um canal de pedidos direto, automatizado e exclusivo.

Franquias

Muitas empresas possuem o sonho de aderir ao franchising, porém isso exige muito cuidado, pois a empresa deve estar pronta para investir muito no começo e receber pouquíssimo, afinal as franqueadores demoram cerca de 15 a 20 meses para atingirem o seu ponto de equilíbrio. Na hora de começar a planejar o franchising, lembre-se de colocar na conta: advogados para elaboração de bons contratos, equipe de campo para pesquisar a persona do seu negócio e onde ela se encontra, arquitetos e decoradores para chegar ao modelo ideal de ambiente de venda, equipe de treinamento de atendimento e vendas dos franqueados, estrutura de lojas (fachadas, móveis, displays…), padronização dos produtos, elaboração de manuais e outros…

Dica:

  • Defina se as suas vendas ao franqueado irão ocorrer de forma direta, onde você precisará ter uma equipe comercial na sua empresa, ou se será através de representantes ou distribuidores.
  • Lembre-se que você é bom em produzir, portanto invista em uma boa equipe que tenha conhecimento de vendas em varejo para lhe auxiliar na criação de campanhas e ações, ou então terceirize este trabalho com empresas especializadas.

Multimarcas

As vendas em multimarcas são as vendas comuns, onde a sua equipe de vendas entra em contato com as empresas, efetiva a venda e despacha o produto para o cliente, ficando o lojista responsável em evidenciar o seu produto ou não. Esse meio de venda funciona porém muitas vezes pode ser melhor, afinal quem conhece o seu produto melhor que você? Converse com o seu cliente e veja como você pode ajudar ele a melhorar as suas vendas, bem como o que vocês podem fazer para que ele venda ainda mais os seus produtos.

Dica:

  • Capacite o seu cliente, ajude-o a melhorar o negócio dele e em troca, ganhe a sua confiança e maior espaço de divulgação para os seus produtos.
  • Crie regras de mercado para que uma loja não interfira nas vendas da outra, isso pode gerar conflito e atrito futuro, uma ideia é estabelecer exclusividade em determinadas regiões, como em cidades menores.

Licenciamento

Aqui a marca do fabricante fica exposta ao cliente final, ou seja, a sua marca fica em evidencia, porém a responsabilidade da venda, de treinamento e espaço é do lojista. O bacana é que a sua marca ganha visibilidade, porém se o lojista não atender bem o consumidor final, é o nome da sua marca que será prejudicado, então o acompanhamento destes lojistas deve ser bem frequente e sempre que possível o capacite para que ele melhore o negócio dele e valorize a sua marca.

Dica:

  • Crie manuais de treinamento para os lojistas. Eles podem ser de diversos segmentos, como de vendas, atendimento, fachadas, vitrines… Isso irá ajudar a padronizar de forma indireta as lojas e terá um custo baixo para a sua empresa. Além disso, crie uma equipe de visitação em campo, assim elas poderão ver como anda a loja e até mesmo passar por cliente oculto, avaliando se esta valendo manter aquela empresa como licenciada.
  • Caso a sua empresa não queira ter o nome tão exposto, aposte em personalização do local de venda, por exemplo um display de vendas personalizado onde os seus produtos serão apresentados de forma diferenciada.

Lojas Próprias

Com certeza se você quer ter maiores lucros nas vendas, este é um dos melhores canais de venda, porém o seu custo inicial é alto, portando o retorno pode ser bem demorado. A vantagem é que você decide o que precisa ser feito e vai lá e faz!

Dica:

  • Invista em uma boa equipe de atendimento e treine ela, sempre, sempre e sempre!
  • Aproveite a vantagem de estar em contato com o consumidor final e descubra novas oportunidades de produtos que você pode lançar.

E-commerce

Todas as empresas devem estar na internet e devem ter um multicanal de atendimento, afinal a sua empresa deve estar onde o seu cliente quer estar! Nem sempre o e-commerce irá reter a sua venda, muitas vezes o cliente irá encontrar a sua marca, simpatizar com ela e depois o cliente irá a um outro local para a fazer a compra, mas sim, estar com uma loja online irá valorizar a sua marca e trazer muitos negócios. Um e-commerce é um investimento relativamente baixo quando comparado a outros canais de venda, pois ele tem um start mais custoso, mas a sua manutenção é barata, além do mais, o seu star é sim, muito mais barato que uma loja física por exemplo.

Dicas:

  • Invista em outros canais de divulgação online e mostre ao seu cliente final que você está ali, pertinho dele. Quer tonar a sua venda garantida? Permita a ele comprar na loja online e retirar em uma loja física 😉
  • Integre os seus canais de atendimento, como mídias sociais, Whats App, telefone e outros, pois quando ele entrar em contato com a sua marca, ele quer ser bem atendido e ser atendido por uma pessoa competente e que possa realmente o ajudar. Invista!

Conhecendo um pouco mais de cada um dos canais de venda, você pode buscar consultores ou empresas especializadas a entender qual é o melhor canal de vendas para a sua empresa explorar, sabemos que poderão ser apontados mais de um canal, assim com o apoio deles, você poderá decidir por onde começar.

Gostou? Então desejamos a você bons negócios. Quer saber mais? Entre em contato conosco, poderemos te ajudar em estratégias para fazer o seu negócio alavancar.

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